sábado, 7 de setembro de 2013

Farmácia S.O.S foi assaltada pela segunda vez em menos de 60 dias

28/08/2013
O assalto aconteceu na tarde desta quarta feira (28/08), mais um para entrar na estatística desse tipo de crime na cidade. De acordo com as primeiras informações, três bandidos entraram na Drogaria S.O.S que fica localizada no centro da cidade e anunciaram o assalto. Os suspeitos levaram certa quantia de dinheiro que ainda não foi divulgado. Esse foi o segundo assalto na farmácia.
 
A onda de assaltos na cidade de Coroatá preocupa a população e principalmente os empresários. Neste ano, o crime cresceu consideravelmente. Listamos alguns dos principais assaltos que repercutiram no município. Confira abaixo!

Casa lotérica de Coroatá é assaltada
Agência dos correios de Coroatá é assaltada!
Assalto a farmácia em plena luz do dia em Coroatá
Panificadora e restaurante Santos é assaltada na Tresidela

Fonte: Coroatá Oline

Não dar para inumerar, muito menos para medir os escândalos do ex-prefeito " Amovelar", veja.

28/08/2013 21:25

Leia, os grandes feitos do ex-prefeito, enviado, na manhã desta terça-feira, 27, à produção do programa Balança Cidade, da TV Cidade (Rede Record-Coroatá/MA):

- Nunca rasparam estradas vicinais;
- O ensino era multiseriado – crianças sem saber ler e escrever;
- Construção de poços superfaturados – com desvio de recursos, como no Jordão e na Farinha Seca;
- Convênios com assentamentos suspensos por desvio no Compra Local;
- O pagamento de salários de R$ 200,00 com assinatura de recibos no valor de salário mínimo;
- Os empréstimos que lesavam os aposentados, que tanto o ex-vice-prefeito era contra, mas que agora abriu até escritório;
- Os desvios de recursos públicos do SAAE – Meia dúzia arrecadava e não investiam no sistema;
- Os desvios na administração do Mercado Público;
- Os desvios do IPM e INSS com descontos sobre os salários até dos comissionados;
- O intrigante desvio dos R$ 7 milhões da Educação em 2007;
- 490 pessoas com bolsa família indevido – incluindo vereador e amigo do ex-prefeito;
- Salários atrasado, como os da bandinha;

Se, este foi o melhor prefeito. Eu não quero saber quem foi o pior. Deus me livre e me guarde.

A partir de hoje maranhenses terão redução de 5,77% na conta de energia elétrica

28/08/2013 20:53
 

Foi aprovado dia 20 de agosto durante reunião pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o índice final da terceira revisão tarifária periódica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) que atende dois milhões de unidades consumidoras localizadas em 217 municípios maranhenses.
 
Consumidores residenciais terão redução nas tarifas de -5,77% a partir de (28/08). Confira abaixo:
 
Empresa: Consumidores residenciais (Baixa tensão – B1)
Cemar (MA) -5,77% (negativo)
Seguem também os índices médios de baixa e alta tensão:
Empresa: Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão em média (abaixo de 2,3 kV)
Alta tensão em média (de 2,3 a 230 kV)
Cemar (MA) -4,02% (negativo) 0,50%
 
O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão (geralmente de quatro anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. A revisão tarifária da Cemar foi debatida em audiência pública.
 
O efeito médio da revisão tarifária para todos os consumidores foi de uma redução de -3,06%.
 
Também foram aprovados os limites de *DEC e **FEC da distribuidora para o período de 2014 a 2017. (DB)
 
*Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – DEC – Intervalo de tempo que, em média, no período de observação, em cada unidade consumidora do conjunto considerado ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica. Consulte o Módulo I do Prodist.
 
** Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC – Número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação, em cada unidade consumidora do conjunto considerado.
 
ESTAMOS DE OLHO!
 
Informação: Coroatá Oline

Maranhenses entre as vitimas da tragédia em SP

28/08/2013 19:35
tragedia 1

Três operários mortos nesta terça-feira (27), no desabamento de um prédio, em São Mateus, zona leste São Paulo, eram de Barra do Corda, a 462 quilômetros de São Luís.
A informação foi confirmada pela secretária de Assistência Social do município, Jaine Milhomem, que já entrou em contato com os familiares das vítimas.
Segundo a secretária, apenas uma das vítimas teve o nome revelado: Marcelo Sousa, de 22 anos, que morava no bairro Cohab. Os outros dois mortos foram identificados até o momento apenas como Carlos e Bochecha.
Carlos e Bochecha são naturais do povoado Clemente, onde residem seus familiares, zona rural de Barra do Corda.
Além dos três mortos, outras duas pessoas de Barra do Corda também ficaram feridas no acidente, mas não correm risco de morte.
Eles foram identificados como Resende e o seu filho Diego, que trabalhavam também na construção do prédio. O pai foi logo retirado e o Diego internado porque levou uma pancada na cabeça. Mas felizmente eles foram logo após liberados.
Mais três maranhenses também já foram confirmados na tragédia. Seriam Felipe dos Santos, 20 anos e outros dois são de Imperatriz
INFORMAÇÃO G1 MA

Aliado do Pré ao governo em 2014 é elogiado por moradores "Vamos te dá o troco nas urnas mentiroso!!" Bira do Pindaré

27/08/2013 20:13

FOTO 1 (2)
 
Revoltados com as promessas mirabolantes do deputado Bira do Pindaré e do ex-candidato à Prefeitura de São José de Ribamar, Colaço, os moradores do Residencial Nova Terra, em Ribamar, partiram pra cima de Bira do Pindaré e do Colaço.
FOTO 2
 
Hoje pela manhã, durante a reintegração de posse realizada pela PF, moradores protestaram contra o deputado petista, mostrando cartazes e o chamando de mentiroso.
O deputado Bira do Pindaré e o Colaço foram acusados, segundo os próprios invasores, pela ocupação irregular das casas e lhes prometeram que ninguém os tiraria de suas novas moradas.
Agora, os moradores se sentem abandonados pelo deputado Bira do Pindaré e do Colaço, visto que incentivaram as invasões e depois somem como fumaça, deixando, com isso, os ocupantes tão revoltados… “Estamos putos com ele porque ele sumiu, abandonou a gente que estamos sendo retirados sem saber para onde ir”, desabafou um dos retirados.
Esse é o “Novo e a Mudança”!!! Pobre povo enganado!!!

Em Bacabal Governadora Roseana Sarney em audiência discute parceria entre prefeitura e governo

27/08/2013 19:52
Roberto1
 
O deputado estadual Roberto Costa, esteve em audiência com a governadora Roseana Sarney, juntamente com o senador João Alberto, o deputado federal Alberto Filho, o prefeito de Bacabal, Zé Alberto Veloso e o secretário municipal de Saúde de Bacabal, Dr Antônio Hidalgo, para discutir sobre parceria prefeitura e governo. Na ocasião, Roseana garantiu grandes investimentos na Saúde daquele município.
Uma cidade de extrema importância para todo o Médio Mearim, Bacabal vem atender uma demanda não somente daquele município, como também para toda a região, possibilitando e incentivando, inclusive, o crescimento de todas as cidades do Médio Mearim.
Outra observação importante foi o apoio do senador João Alberto, que tem sido incansável na luta pelas melhorias de Bacabal, como um dos principais intermediadores para que ocorresse a parceria.
Com informação do blog do Neto Ferreira

"ATENÇÃO CRIANÇADA"!! comerça nesta sexta-feira 24/08 a campanha nacional de multivacinação

22/08/2013 19:06


De 24 a 30 de agosto leve as crianças menores de cinco anos a um posto de vacinação para atualizar a caderneta. Na Campanha Nacional de Multivacinação, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
 

Prefeitura realizará nesta sexta-feira 23, audiência pública no Centro de Treinamento da Saúde

22/08/2013 18:53
A Prefeitura de Coroatá convida a população para audiência pública, nesta sexta-feira (23), para debater os projetos de Lei do Orçamento Anual (LOA) e o Plano Plurianual.
O encontro serve para apresentar propostas e colher sugestões da comunidade na construção das políticas públicas municipais.
A audiência pública será no Centro de Treinamento da Saúde, na Praça Ayrton Sena, ao lado do SAMU às três da tarde.
 
PREFEITURA MUNICIPAL – COROATÁ DE TODOS NÓS!

Macrrorregional faz balanço de atendimento prestado ao povo coroataense no seu 1º ano

22/08/2013 10:13

Foto: Jerfferson Bruno
Há exatamente um ano Coroatá vive uma verdadeira revolução na saúde do município. No dia 21 de Agosto de 2013 era inaugurado um grande hospital de média e alta complexidade – o Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão.
O hospital foi inaugurado com uma grande festa e a população pode conferir junto com o secretário de Estado da saúde, Ricardo Murad e a prefeita Teresa Murad as instalações da unidade.
Hoje, o Macrorregional é uma referência em saúde para mais de 40 municípios maranhenses em atendimento médico e hospitalar nas áreas de clínica médica e cirúrgica, pediatria,obstetrícia,ortopedia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, neurocirurgia, urologia e cardiologia.
De agosto de 2012 a agosto de 2013,o Macrorregional já realizou mais de 25 mil procedimentos de pacientes não apenas de Coroatá, mas também de municípios como Bacabal, Alto Alegre do Maranhão, Codó, Esperantinópolis, Lago da Pedra, Pedreiras, São Mateus do Maranhão e Timbiras.
Na internação foram 4.361 pacientes.Os serviços de diagnóstico de imagem e laboratório somaram mais de 217 mil.
O hospital Macrorregional possui atualmente 50 leitos. Na UTI são 12 leitos adultos e 12 neonatais e pediátricos. Segundo o subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Soares Leite mais leitos devem ser construídos na unidade em breve.
Quem também ficou maravilhado com a estrutura da unidade hospitalar foi o secretário de Estado de Infraestrutura Luís Fernando ao visitar o município em julho deste ano quando assinou ordem de serviço para a conclusão da obra na MA-020.
“Este hospital é uma prova de que o que é público pode ser bom. Parabéns à governadora, Roseana Sarney e ao secretário Ricardo Murad pelo belíssimo trabalho”.
A paciente Marina Suppioni Kokubo, de 31 anos, veio transferida de Peritoró para o Macro de Coroatá no dia 12 de junho de 2013 com cetoacidose diabética, que é uma disfunção metabólica grave causada pela deficiência relativa ou absoluta de insulina e que pode causar a morte.
A mãe da jovem, a professora Márcia Regina Suppioni relatou: “meu filho que mora nos Estados Unidos veio e ficou encantado. Ele queria mandá-la para São Paulo, onde moramos, mas depois que viu o hospital ficou maravilhado”.
Segundo o pai de Marina, Yoshiya Kokubo, o hospital se compara a hospitais particulares no estado de São Paulo. “O atendimento é cinco estrelas. É um oásis no meio do maranhão”.
A Prefeitura parabeniza e agradece à governadora Roseana Sarney e ao secretário Estadual de Saúde Ricardo Murad por fazer de Coroatá uma cidade referência em saúde e aos diretores Kylmer Rodrigues (diretor administrativo) e ao médico Hélio Wilson (diretor clínico) pela presteza e dedicação ao povo coroataense.


A Associação de Moradores e Produtores do povoado Flor do Dia realizam o 11º Festival da Mandioca

18/08/2013 18:26

 
 
A Prefeita de Coroatá Teresa Murad através da Prefeitura Municipal faz valer o Compromisso de Campanha Assumido com o Povo, Apoiando Veementemente a Agricultura do Nosso Município.
O Povoado Flor do Dia esta Comemorando o 11º Festival da Mandioca com o Apoio Total da Prefeitura de Coroatá, Agerp, Acovica.
Nunca ante o Povoado Recebera o Apoio Total do Município, Pois o Gestor Anterior Não Dava valor aos Eventos Agrícolas em nosso Município.
Dia 16/08
Torneio de Futebol, Felipe Show e Fruta Nativa.
Dia 17/08
Gincana Cultural, Banda Embalo Quente.
Dia 18/08
Torneio de Futebol, Leilão de Caprinos e Ovinos, Forró Suado e Sedução Musical.
 

Mais uma vez é comprovado o programa "Balança Cidade" se consolida como líder de audiência no horário

18/08/2013 17:46

 
  • O "Programa Balança Cidade" apresentado pelo Vereador Júnior Buhatem que é transmitido pela TV Cidade de Coroatá filiada a Rede Record de Televisão. Segundo o "Blog Voz de Coroatá" o programa aumentou sua audiência em 11%, ainda, segundo o "Blog Voz de Coroatá", em Breve o "Balança Cidade" estará também com suas notícias sendo transmitido online através do "Blog Voz de Coroatá".  Com a equipe que o programa "Balança Cidade" montou o Programa só tem a melhora a cada dia.
  •  
  • Com o bordão "balança Coroatá, balança Cidade" o vereador e apresentador Júnior Buhatem vem liderando a audiência em Coroatá.
  •  
  • Segundo o apresentador não é merito de uma só pessoa mais sim de uma equipe  de diretores, produtores, editores e todos envolvidos no programa, indireto e diretamente, com isso a credibilidade e a confiança é muito grande, afirmou.

Pré-candidato ao governo Flávio Dino entra na justiça para barrar a construção de hospital em: Caxias, Santa Inês, Pinheiro e Imperatriz

16/08/2013 20:23
Não se pode conceber alguém entrar na justiça para barrar a construção de um hospital ou de uma escola, haja vista que isso é ir contra aos anseios da coletividade, pois é preciso ter a consciência de quanto mais hospitais e escolas os índices de qualidade de vida da população melhora… Que disputem o poder, porém sem utilizar de artimanhas que vão contra a coletividade e não ao seu opositor!!!
imagem
Fonte: Internet

A Secretaria de Educação de Coroatá realiza solenidade do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, no Complexo

14/08/2013 20:51
 
 
 









O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
As crianças precisam até os oito anos de idade ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências; a fluência de leitura, compreensão e produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Governos
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
1. Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
2. Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
3. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Para conhecer melhor o Pacto
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.

Juiz decide pela prisão dos envolvidos no esquema de estrada fantasmas no governo de Zé Reinaldo

14/08/2013 18:27
flavio-e-reinaldo1
Titular 1ª Vara Criminal de São Luís, o juiz Ronaldo de Paula condenou 13 pessoas envolvidas no esquema que das estradas fantasmas na administração do ex-governador José Reinaldo Tavares que ligavam nada a lugar nenhum.
Os nomes são bastante conhecidos e dentre eles engenheiros, empresários, dono de construtora e concessionária de veículos na capital, defunto. Entre os mais conhecidos destacam-se João Candido Dominici – cunhado do ex-governador José Reinaldo -, Luis Carlos Mesquita, que já faleceu, José Izidro Chagas da Silva, Márcio Ribeiro Machado, Lourival Sales Parente Filho, Wanderley Silva Oliveira, Winston Sousa Barbosa, Fábio Ribeiro Nahuz, Lauro Gomes Martins, Marco Aurélio Pereira de Oliveira e José de Ribamar Teixeira Vasconcelos.
O juiz, na sua decisão, diz que oi volume de recursos desviados na gestão de José Reinaldo Tavares, amigo e responsável pela eleição de Flávio Dino para deputado federal, poderia ter sido investido em Educação e Saúde ou até mesmo no melhoramentos de vias de acessos entre os municípios.
O magistrado sugere ainda que a prisão da turma pode ser cumprida na penitenciária de Pedrinhas.
Do Blog do Luis Cardoso

Secretário de estado Ricardo Murad dá show de Saúde no Maranhão

13/08/2013 19:39
Hoje em Matinha, no novo hospital municipal entregue à população.
Qualidade acima de tudo. Projetado, construído, equipado e funcionando pelas mãos dos maranhenses.
 
Mais um hospital municipal inaugurado hoje pela manhã, desta vez, no Município de Matinha, na Baixada Maranhense.
Na Baixada, o Programa Saúde é Vida implanta uma rede de saúde que vai proporcionar atendimento integrado a mais de um milhão de maranhenses.
A rede é composta de um Hospital macrorregional em Pinheiro, um Centro de Hemodiálise também em Pinheiro, três hospitais de urgência e emergência 24 horas em Monção, Viana e Turiaçu e de 11 hospitais municipais.
Mais um hospital municipal inaugurado hoje pela manhã, desta vez, no Município de Matinha, na Baixada Maranhense. 
Na Baixada, o Programa Saúde é Vida implanta uma rede de saúde que vai proporcionar atendimento integrado a mais de um milhão de maranhenses.
A rede é composta de um Hospital macrorregional em Pinheiro, um Centro de Hemodiálise também em Pinheiro, três hospitais de urgência e emergência 24 horas em Monção, Viana e Turiaçu e de 11 hospitais municipais.

Fonte: Facebook Ricardo Murad

Prefeitura realizará "Casamento Comunitário" em Setembro

12/08/2013 16:38

 
É aguardado cerca de cem casais para o casamento comunitário no mês de setembro em Coroatá. A iniciativa da Prefeitura é uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e o poder judiciário.
A ação pretende beneficiar casais carentes que não têm condições de formalizar o matrimônio.
Para participar do casamento comunitário, o casal deverá comparecer à Secretaria de Assistência Social portando documento oficial com foto, registro de nascimento e, se divorciado, levar certidão com averbação do divórcio.

          
Caso a pessoa seja menor de 16 anos é necessário que esteja acompanhada dos pais.  
A cerimônia deverá ocorrer no dia 19 de setembro de 2013. 
 EVENTO: CASAMENTO COMUNITÁRIO
DATA: 19 de setembro de 2013
HORÁRIO:15H
LOCAL: no Auditório do Fórum

Coroataense Márcio "Sonhador" venceu o lutador Blade do Piauí pela luta pincipal da segunda edição do MMA Fight Show de Coroatá

11/08/2013 18:45

Não foi fácil, como a equipe já sabia, mas o coroataense Marcio Sonhador fez a alegria de toda sua torcida vencendo a luta principal contra Blade no 2º MMA Fight Show de Coroatá, realizada no Ginásio Poliesportivo Municipal, na noite de ontem, sábado (10/08).
 
O evento contou com grandes combates, desde a primeira até a última luta. Os atletas demonstraram técnica e muita vontade de vencer.
 
Iremos destacar a vitória de Marcio Sonhador, atleta da casa
 
O round iniciou com os atletas procurando iniciativa. Ambos queriam decidir logo a luta. Blade conseguiu um forte chute na perna de Sonhador, que revidou com excelente troca de socos [essa foi sua arma mais forte]. Mas o adversário não estava ali por acaso e conseguiu um lindo contra-ataque e levou a luta ao chão, dominando o coroataense. Esse foi o momento mais complicado para Sonhador que sabia do perigo que estava correndo. Depois de muita persistência, conseguiu colocar a luta em pé. A trocação sem dúvida era sua grande chance. Foi durante uma seqüência incrível de socos que Sonhador colocou Blade no chão e incansavelmente continuava a bater no adversário, que indefeso viu o arbitro interromper a luta e dar a vitória para Marcio Sonhador.
 
Apesar da derrota, ficou claro que qualquer um dos dois que vencesse mereceria a vitória. Ambos foram incisivos e tiveram grandes momentos na luta, mas sonhador acabou sendo implacável no ataque e levou a melhor.
 
Parabéns a Marcio Sonhador e toda sua equipe da Academia Maravalho de Artes Marciais.
 
Além da luta principal o público acompanhou os duelos preliminares nas categorias: GP leve, GP pena e GP galo, e também uma luta casada.

Acesse o Artigo Original: Coroatá Oline

Famílias são credenciadas para aquisição de gêneros alimentícios do Programa Familiar do Empreendedor Rural

10/08/2013 14:18
 

A Prefeitura de Coroatá, por meio da Secretaria Extraordinária de Agricultura Municipal, realizou, nesta quinta-feira (8), credenciamento de grupos informais para aquisição de gêneros alimentícios dos programas da Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural.
 
Foram selecionados 23 produtores do município que irão contribuir para atender às demandas do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
 
Para o agricultor do Povoado Vila 7 José de Ribamar Marques, a adesão ao programa veio na hora certa.
 
 “Antes tínhamos que vender de porta em porta, não era garantida a venda. Agora, vamos desenvolver”.
 
O agricultor Antônio Lopes dos Reis fala sobre a expectativa de sua produção a partir da assinatura do contrato.
 
“No mercado o preço oscila e nem sempre temos garantia de venda. Mas, com o PNAE temos a venda e preço assegurados. Estamos com grandes expectativas. Para o produtor isso é muito bom”, afirma.
 
A secretária de Agricultura do Município, Maria do Rosário vislumbra grandes avanços para a agricultura em Coroatá.
 
“Já colocamos em prática vários programas do Governo Federal em Coroatá. Fizemos um seminário e temos essa preocupação com o agricultor. Queremos contribuir para aumentar a produção e melhorar a renda desses trabalhadores”, ressalta.
 
Divulgação Coroatá Oline

Roberto Gurgel pede cassação do mandato de Roseana Sarney

08/08/2013 08:04
Por Mariana Oliveira Do G1, em Brasília
 
 
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, opinou pela cassação do mandato da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e do vice dela, Washington Oliveira (PT), em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O parecer foi assinado no último dia 30 de julho e divulgado nesta quarta-feira (7). Na avaliação do procurador, Roseana firmou contratos com intenção eleitoreira para prejudicar campanhas adversárias.
A governadora Roseana Sarney responde a uma ação no TSE por suposto abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2010, quando tentava a reeleição - ela assumiu em 2009 após a cassação de Jackson Lago por compra de votos. O autor da ação é José Reinaldo Tavares, ex-governador, ex-ministro dos Transportes e ex-aliado da família Sarney.
saiba mais  
Com o parecer do procurador, o plenário do TSE já poderá julgar a ação, em data a ser definida.
Em 2010, Tavares concorreu a um mandato de senador pelo Maranhão por uma chapa de oposição ao grupo de Roseana, mas foi derrotado - ele terminou a eleição em terceiro lugar.
No processo, ele argumenta que a governadora, reeleita em 2010, celebrou convênios "com desvio de finalidade" às vésperas do período eleitoral, distribuiu bens por intermédio de programas sociais não previstos anteriormente e fez gastos de campanha não contabilizados, o que, segundo Tavares, caracterizou a prática de caixa dois.
Nota do governo
Em nota divulgada na noite desta quarta, a Secretaria de Estado de Comunicação Social do Maranhão informou que a governadora ainda não tomou conhecimento do teor do parecer do procurador-geral da República porque está em São Paulo, onde o pai, o senador José Sarney (PMDB-AP) está internado.
Na defesa apresentada ao TSE, o advogado de Roseana Sarney argumenta que Tavares não tem legitimidade para questionar o mandato da governadora, "seja por ausência de interesse direto, seja na condição de mero eleitor".
A defesa afirma ainda que nenhum convênio foi celebrado em período eleitoral e que o programa de distribuição de casas populares estava previsto em lei e em execução orçamentária desde o ano anterior.
Parecer
Para Gurgel, houve irregularidade em contratos firmados pelo governo do Maranhão.
"No caso em exame, não se pode afirmar que a celebração dos convênios constituiu ato normal ou regular de governo. Houve, na ação governamental, um desbordamento. Quase todos os convênios e transferências aos municípios, no ano de 2010, foram realizados no mês de julho (período vedado). Essa ação tinha um objetivo claro e imediato: interferir no processo eleitoral em curso e beneficiar as candidaturas dos recorridos", afirma o procurador no parecer.
O procurador afirma ainda que Roseana transferiu "recursos elevadíssimos aos municípios, especialmente no mês de junho e nos três dias anteriores à convenção [que definiu o nome da governadora para concorrer à reeleição]".
"Para se ter uma noção mais exata, no mês de junho houve a celebração de 979 convênios envolvendo recursos na ordem de R$ 391.290.207,48", destacou Gurgel. Segundo ele, do total de convênios, 670 foram publicados três dias antes da convenção partidária, no valor de R$ 165 milhões.
Gurgel afirmou ainda que durante o ano de 2010, o governo de Roseana efetuou transferências a municípios maranhenses que somaram R$ 407 milhões contra transferências de R$ 160 milhões no ano anterior.

"Pelo elevado número de convênios assinados pelo agente público e o montante dos recursos financeiros transferidos a dezenas de municípios, em período tão curto do processo eleitoral, pode-se afirmar com segurança que houve abuso do poder econômico e político apto a comprometer a legitimidade da eleição e o equilibrio da disputa."

Secretário de Saúde do estado do Maranhão Ricardo Murad em discurso explica como funciona o centro de apoio aos municípios

05/08/2013 21:14
CENTRO DE APOIO AOS MUNICÍPIOS
HOJE INAUGURAMOS UMA NOVA FORMA DE RELACIONAMENTO DA SES COM OS MUNICÍPIOS COM A ATIVAÇÃO DE UM CENTRO VOLTADO PARA APOIAR OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS EM TODAS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO.
CENTRO DE APOIO AOS MUNICÍPIOSHOJE INAUGURAMOS UMA NOVA FORMA DE RELACIONAMENTO DA SES COM OS MUNICÍPIOS COM A ATIVAÇÃO DE UM CENTRO VOLTADO PARA APOIAR OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS EM TODAS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO.
 
Informações: Facebook. Sec. Ricardo Murad

Os caixas eletrônicos do BB ficam sem dinheiro nos fins de semana em Coroatá

04/08/2013 12:04


Os caixas eletrônicos do BB ficam sem dinheiro no fim de semana em Coroatá.
Com o saque indisponível, muitos clientes ficam revoltados com à agência do Banco do Brasil.
Cresce a cada dia a insatisfação dos clientes em decorrência da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos dos terminais da à agência do BB do município.
A falta de dinheiro nos caixas eletrônicos estar virando rotina, o senhor Zaqueu, diz que os funcionários deveriam deixar os caixas abastecidos para os finais de semana.
Segundo ele, é uma falta de vergonha, e se sente decepcionado ao vir fazer saque e não encontrar dinheiro no caixa eletrônico, reclamou.

Por. Prof. Manoel Rodrigues

Presidenciáveis fazem corrida eleitoral antecipada

03/08/2013 20:38
montagemBRASÍLIA – Dois partidos da base da presidente Dilma Rousseff, o PP e o PDT, tornaram-se o sonho de consumo de dois dos principais adversários da petista nas eleições de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE). A um ano do início da campanha presidencial são muitas as incertezas no campo governista sobre o tamanho da coligação que disputará a reeleição. Mas, pelo olhar de hoje, Dilma não repetirá a parceria de dez partidos construída em 2010. As negociações de Aécio e Campos têm como objetivo suprir a necessidade de maior tempo de televisão, mas também permitir a montagem de palanques presidenciais em estados onde seus partidos enfrentam dificuldade. As negociações do PSDB e do PSB com o PP e o PDT são as mais adiantadas, mas outras articulações estão em curso.
A Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, ainda está absolutamente focada na validação das assinaturas necessárias para a Justiça Eleitoral formalizar a criação do partido, e não começou efetivamente negociações nos estados.
Embora PSDB e PSB estejam travando conversas tanto com PP quanto com PDT, há uma diferença de prioridade. Neste momento, enquanto o foco dos tucanos está nas conversas com o PP, o dos socialistas está sobre o PDT. Nos últimos dois meses, o PSDB incorporou o PP à base de todos seus oito governos estaduais — o último que faltava, no Pará, foi resolvido há cerca de um mês — e a avaliação entre os tucanos é que hoje ao menos a neutralidade da legenda na disputa nacional está a caminho de ser assegurada.
O sonho de Aécio Neves, no entanto, é que ocorra uma formalização da aliança, e para isso oferece apoio em estados onde o PP tem nomes fortes. Como o Rio Grande do Sul, onde lançará a senadora Ana Amélia Lemos, e no Amazonas, onde a pré-candidata pepista é a deputada Rebecca Garcia. Segundo o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, a legenda está dividida:
— Na eleição passada, nós lutamos para que houvesse uma aliança formal com o PT, e ficamos neutros. Eu continuo defendendo a aliança formal, mas está tudo indefinido porque temos alianças importantes também com o PSDB. No Rio Grande do Sul, a Ana Amélia é candidata do PP e quem for contra o PT estará no seu palanque, que pode ser (palanque) do Aécio, do Eduardo Campos, ou duplo. No Paraná, somos Beto Richa (governador do PSDB). Em Goiás, temos o vice do Marconi Perillo (PSDB), e nesses dois o palanque é do Aécio.
No PSB, o empenho no momento é fechar as negociações com o PDT nos estados. Os trabalhistas receberiam apoio a seus candidatos aos governos do Rio, com o deputado Miro Teixeira ou o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos; do Mato Grosso, com o senador Pedro Taques; do Rio Grande do Sul, possivelmente com o deputado Vieira da Cunha; e de Alagoas, com Ronaldo Lessa — estados onde os socialistas têm dificuldades.
Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, o partido tem conversado com todos os grupos, mas não há qualquer definição. Ele diz, ainda, que a tendência hoje é de apoio à presidente Dilma, mas não deixa de se referir aos protestos de rua:
— Essa é uma fase de muita conversa e pouca decisão, até porque essas manifestações mexeram muito no cenário. A diferença entre as conversas com os dois partidos (PSB e PSDB) é que o PSB é mais do nosso campo, e isso fortalece a possibilidade de aliança. Mas cada estado tem uma fotografia e há o peso de estarmos no governo através do Ministério do Trabalho — pontua Lupi.
Além da negociação com o PDT, o PSB ainda sonha dividir com Aécio o palanque de candidatos tucanos em três dos seis estados mais populosos do país: São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Em todos os três, os socialistas integram os governos tucanos e já se preparam para apoiar a reeleição de Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR). Em Minas, há ainda o possível, mas difícil, lançamento de um candidato único (PSB e PSDB), que poderia ser o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).
A articulação dos palanques duplos, no entanto, enfrenta um problema. Em 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que cada candidato ao governo só pode veicular na propaganda de rádio e televisão — principal ativo das campanhas — imagens e falas de um único candidato à Presidência. Ou seja, se for mantida a posição de 2010, Alckmin e Richa só poderão exibir na televisão imagens com Aécio — que é do mesmo partido deles —, nunca as com Eduardo Campos.
Independente da possibilidade ou não de formalizarem palanques duplos, Eduardo Campos e Aécio Neves têm mantido conversas frequentes e se falaram inclusive na última semana. Ambos almejam o apoio do outro para um hipotético segundo turno da eleição. Aécio Neves, no entanto, minimiza o peso das conversas de hoje no resultado final das alianças, que serão formalizadas somente em junho de 2014.
Na próxima terça-feira, Aécio, que é também presidente nacional do PSDB, reunirá em Brasília os presidentes de todos os diretórios estaduais de seu partido para tratar da montagem das chapas proporcionais e analisar a situação em cada estado:
— O PSDB tem uma prioridade hoje que é conversar com a sociedade. Vamos fazer isso nos nossos novos programas e estimular os diretórios estaduais a ampliar os leques de conversa. Só vamos tratar objetivamente das coligações no próximo ano. Muitas dessas alianças vão depender do quadro que existir lá. Agora é hora de estimular os estados a se organizarem. No ano que vem é a hora das conversas formais de alianças e quanto melhor posicionado estiver o PSDB, maior facilidade vamos ter para essas alianças.
No PSB, os próximos meses serão decisivos para a construção da unidade em torno de Eduardo Campos. Os governadores da legenda evitaram até agora se posicionar abertamente a favor de sua candidatura, alguns deles por medo de retaliação por parte do governo federal. O governador Cid Gomes (CE) é mais ostensivo contra Campos e vem defendendo continuamente, e de público, o apoio à reeleição de Dilma. A expectativa, no entanto, é que todos se unam quando Campos anunciar o rompimento com o governo e se lançar à Presidência, o que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2014.
O primeiro-secretário do PSB, Carlos Siqueira, avalia que ainda é cedo para sacramentar qualquer decisão, mas reconhece as conversas com o PDT e com o PSDB tendem a prosperar nos estados:
— Ainda é muito cedo, ninguém vai tomar essas decisões agora. Essa é a realidade. Há um esforço para que possa se realizar uma aliança com o PDT, existem vários lugares onde essa aliança com o PSDB já existe e algumas deverão se repetir. Mas é o plano local que será definidor delas, no plano nacional são dois projetos distintos. Até porque há muitos anos temos boas relações, mas nossas posições são diferentes nacionalmente.
O Globo.

Roseana sanciona projeto que impõe Ficha Limpa para servidores do estado

03/08/2013 20:09
Marco D’Eça

Roseana sancionou projeto
Roseana sancionou projeto

Governadora decidiu tornar lei o projeto de autoria do deputado Zé Carlos da Caixa, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. Exigência será para qualquer cargo de livre nomeação no âmbito do estado do Maranhão
A governadora Roseana Sarney (PMDB) sancionou o Projeto de Lei que estabelece a exigência de ficha limpa para contratação de servidores para cargos de confiança na administração pública estadual.

Zé Carlos é o autor da proposta
Zé Carlos é o autor da proposta

A lei é de autoria do deputado Zé Carlos do PT, e havia sido aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa.
Roseana Sarney decidiu aprovar o projeto mesmo com o Parecer contrário da Procuradoria-geral do Estado.
- A governadora Roseana Sarney dá uma demonstração daquilo que ela espera do serviço público no Maranhão. Um serviço de excelência, credibilidade e moralidade. Foi mais um passo importante dado pelo Governo do Estado – destacou o chefe da Casa Civil, João Guilherme Abreu.
Abreu confirmou que a governadora decidiu aprovar a lei, mesmo com parecer contrário da Procuradoria do Estado.
- Foi um gesto de quem realmente busca um serviço de maior qualidade para o estado. A governadora fez questão de aprovar o projeto, mostrou disposição, responsabilidade e segurança -completou.