
O secretário- adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Marto Carneiro, informou que as pessoas que forem ao posto montado pela SES fazer o teste rápido de identificação, vacinas contra hepatites B e C, Influenza serão recebidas por uma equipe de profissionais de saúde multidisciplinar. Os beneficiados receberão preservativos masculinos e femininos, além de folders, adesivos e cartazes informativos sobre a doença
Alberto Marto Carneiro destaca que esta atividade tem por objetivo intensificar as ações de prevenção e diagnóstico das doenças, que geralmente não apresentam sintomas graves, retardando a identificação dessas patologias. “O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites é de extrema importância, pois visa levar informação, fazer a divulgação desta doença que atinge milhões de pessoas no mundo e que, em alguns casos, o portador não sabe que está infectado com o vírus”, destaca o secretário adjunto.
As hepatites virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus da hepatite tipos A, B, C, D ou E, que provocam inflamação no fígado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1 milhão de mortes por ano são atribuídas às hepatites virais. Os vírus da hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV) são as principais causas de câncer de fígado no mundo, correspondendo a 78% dos casos.
Os principais sintomas da doença são: cansaço, fadiga, dor abdominal, colúria (urina escura), hipocolia fecal (fezes esbranquiçadas), febre, diarréia, náuseas, vômitos, etc.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, Joseneide Matos, informa que no Maranhão, os municípios de maior incidência para as hepatites B e C, são Balsas, Caxias, Imperatriz e São Luís. No momento 242 pacientes fazem tratamentos para a Hepatite B e 217 para a hepatite C, em todo o Estado.
O Maranhão possui atualmente um centro de referência para o tratamento dos portadores das Hepatites B e C que é o Núcleo do Fígado (Hospital Universitário) e um pólo de dispensação e aplicação dos medicamentos específicos para o tratamento, que é a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), localizado no Reviver, ao lado do Viva Cidadão.
Ainda este ano o Programa Estadual das Hepatites Virais pretende descentralizar a dispensação de medicamentos e diagnóstico para os municípios de Imperatriz e Caxias, melhorando assim o fluxo de atendimento ao usuário e otimizando os resultados das sorologias.
ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário