domingo, 8 de setembro de 2013

Praia de Copacabana recebe evento por liberdade religiosa neste domingo

Gabriel Barreira Do G1 Rio


6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa acontece na Zona Sul.
Encontro reúne líderes do catolicismo, judaísmo e candomblé, entre outros

 
A 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa acontece neste domingo (8) na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. (Foto: Gabriel Barreira/G1)
A 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa acontece neste domingo (8)
 na Praia de Copacabana (Foto: Gabriel Barreira/G1)
 
Umbandistas, ciganos, judeus, católicos e ateus convivem harmonicamente na 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que acontece neste domingo (8) na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. Organizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), o evento tem a expectativa de reunir 300 mil pessoas, 90 mil a mais do que a 5ª edição do evento, que levou 210 mil a Copacabana em 2012.
saiba mais
O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para a necessidade do respeito, dos direitos de todos e, do amor ao próximo, princípio pregado por qualquer religião. Os participantes também pretendem denunciar ameaças a grupos religiosos e a espaços dedicados a cultos de origem africana no Rio.

Além disso, a comissão reivindica a implementação da lei 10.639/03, que  institui os ensinos das histórias da África e da cultura afro-brasileira nas escolas do país, e a formulação do plano nacional de combate à intolerância religiosa.
Abraçado ao umbandista Adalmir Palácio, o monge budista Jyunsho Yoshikawa resumiu: "Toda crença religiosa prega por uma sociedade melhor". Sacerdote, ele trouxe cerca de 300 alunos de São Paulo e Paraná para participar do evento no Rio. "A semente está plantada. Trouxe eles aqui para sentirem esta realidade e levá-la às suas cidades", explicou.
As ciganas Mirian, Loralaine e Lhuba Stanescon também compareceram. Vestidas a caráter, elas lembravam que a religião foi vítima de perserguição e torcem para que isso não aconteça com nenhuma outra crença.
A interação entre as mais diversas religiões abriu espaço também para quem não acredita em nada. O ateu Sergio Viula compareceu para comemorar o evento e deixou claro que é contra qualquer tipo de fundamentalismo. Inclusive no ateísmo.
"Eu estou aqui porque apoio a liberdade religiosa. Nós não precisamos de um estado teocrático, nem ateu. Precisamos de um estado laico", concluiu Sergio

Luis Fernando assina ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga Pirapemas a Matões do Norte



O governo itinerante, marca do governo Roseana Sarney continua percorrendo os municípios maranhenses. Hoje(06/09) os secretários de Estado, Luis Fernando (Infraestrutura), Ricardo Murad (Saúde) e Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e assessores do executivo estadual estiveram aqui em Pirapemas assinando a ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga as cidades de Matões do Norte, Cantanhede e Pirapemas.

 
Durante a solenidade, o secretário Ricardo Murad disse que até o mês de dezembro o governo do estado vai está entregando aos pirapemenses o Hospital que está em construção desde 2011. A nova unidade hospitalar está sendo construída próximo a rodoviária e a previsão é que tenha 20 leitos.


O secretário Luis Fernando, informou que além da recuperação do trecho Matões a Pirapemas, é desejo da governadora Roseana Sarney asfaltar o trecho que liga Pirapemas a cidade de Coroatá, inclusive o projeto para execução desta obra já está em fase de conclusão pela secretaria de Infraestrutura, disse Luis Fernando.


Após a solenidade, o prefeito Dr.Iomar e o secretário Luis Fernando percorreram um pequeno trecho da MA-332 para vistoriar o início das obras.

Secretários municipais, vereadores, assessores e população em geral prestigiaram o evento.



Luis Fernando assina ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga Pirapemas a Matões do Norte






Luis Fernando assina ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga Pirapemas a Matões do Norte
Luis Fernando assina ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga Pirapemas a Matões do Norte


Luis Fernando assina ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga Pirapemas a Matões do Norte


Luis Fernando assina ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga Pirapemas a Matões do Norte

Luis Fernando assina ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga Pirapemas a Matões do Norte























Luis Fernando assina ordem de serviço para recuperação da MA-332 que liga Pirapemas a Matões do Norte







Em Chapadinha, funcionários consomem bebida alcoólica dentro de hospital

Servidores do principal centro de saúde do município maranhense de Chapadinha promoveram uma verdadeira farra nas dependências da unidade, durante o expediente noturno dessa quarta-feira (4), com direito até à cerveja. A informação é do Blog Interligado.

Garrafas de bebida alcoólica em mesa que fica em frente à entrada de um dos consultórios da unidade da unidade. Foto: Antenor Ferreira / Blog Interligado
Garrafas de bebida alcoólica em mesa que fica em frente à entrada de um dos consultórios da unidade
da unidade. Foto: Antenor Ferreira / Blog Interligado

De acordo com a publicação, funcionários teriam feito uma festa durante a realização de um mutirão de oftalmologia nas dependências do Centro de Saúde Benú Mendes.

Administrado pela prefeita Maria Ducilene Pontes Cordeiro, mais conhecida na região como Ducilene Belezinha (PRB), a cidade estaria passando por um caos na saúde pública desde os primeiros dias de 2013.

O Atual7 tentou contato com o secretario de Saúde de Chapadinha, Charles Farias Bacellar, acusado de ter mutilado uma paciente, e com Belezinha, para identificar os responsáveis pela festa na unidade de saúde e que atitude seria tomada pela administração municipal, mas não logrou êxito até a publicação desta matéria.

Do Atual 7

Protesto e depredações no centro de Timbiras; confira os detalhes!


Houve novas manifestações na noite de ontem (07/09), na cidade de Timbiras-MA. Os protestos ocorreram no centro da cidade e iniciou de forma pacífica, mas por volta das 21h49 as depredações começaram, com a danificação do portão da Prefeitura da cidade. Ainda no centro, manifestantes quebraram a porta do vidro da Agência do Banco do Brasil.

A Polícia Militar foi acionada e tentou conter os mais exaltados. De acordo com a imprensa local, não há informação sobre pessoas feridas.

Segundo informações da PM, pedras foram arremessadas contra o Hospital Municipal de Timbiras. O objetivo do protesto foi forçar a renuncia do prefeito Fabrízio. 
Fotos: Blog do Acélio


 

Testes de Felipão funcionam e Brasil faz 6 a 0 na Austrália

As apostas do técnico Luiz Felipe Scolari corresponderam e o Brasil venceu a Austrália por 6 a 0 neste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foram quatro novidades no time titular, sem contar os que entraram no segundo tempo. O atacante Jô marcou duas vezes, enquanto Ramires, Luiz Gustavo, Pato e Neymar também deixaram os seus. O único problema foi a lesão de Marcelo, que teve que ser substituído na segunda etapa. Foi a maior goleada do técnico nesta sua segunda passagem pela seleção.
 


Graças a cortes por lesões, Felipão não conseguiu contar com alguns de seus titulares, como Fred, Oscar, Daniel Alves e Hulk. Justamente os seus substitutos foram as grandes estrelas da partida. Jô balançou as redes duas vezes, enquanto seu colega Bernard deu assistência. Ramires, por sua vez, foi o motor do meio campo e também deixou o seu. Na ala direita, Maicon mostrou segurança. Alexandre Pato, outro teste do técnico, deixou sua marca.
 
Se dentro de campo foi uma festa, porém, nas arquibancadas o público foi decepcionante. Menos de 41 mil pessoas estiveram presentes no estádio e a renda foi de pouco mais de R$ 3 milhões. Ambiente bastante distinto daquele visto na Copa das Confederações.
O Brasil começou o jogo com o esquema semelhante ao usado na Copa das Confederações. Usando uma marcação avançada, pressionando a saída de bola dos defensores australianos.
Quando tinha a bola nos pés, o time de Felipão se organizava num 4-3-3. Novidade no jogo, Ramires ficava com a incumbência da armação das jogadas, tentando acionar os atacantes: Neymar na esquerda, Jô centralizado e Bernard na direita.
O trio de frente funcionou aos sete minutos de jogo. Neymar fez grande jogada e cruzou para Bernard, que tocou a bola na trave. No rebote, Jô abriu o placar.
O domínio do Brasil era incontestável na partida. Classificada para a Copa do Mundo de 2014, a Austrália tem como principal característica as jogadas de bola aérea. Abafada no seu campo de defesa pela seleção, eles não conseguiam repetir a estratégia que deu certo nas eliminatórias.
Tranquilo com o domínio que tinha da partida, o time de Felipão seguia o seu script, aparentemente já prevendo que ampliar o placar seria uma questão de tempo.
Aos 33 minutos de jogo, mais um vez com participação da dupla que ajudou o Atlético-MG a conquistar a Libertadores da América, a seleção chegou ao 2 a 0. Bernard avançou pela direita e cruzou para Jô marcar.
Dois minutos depois, o Brasil já conseguia ampliar novamente o placar. Desta vez com grande jogada de Ramires. Do meio do campo, ele viu Neymar chegando à área com velocidade e fez um lançamento preciso. O camisa 10 esperou o goleiro Schwarzer sair e tocou para o gol.
Para a segunda etapa, o Brasil voltou com Maxwell na lateral esquerda no lugar de Marcelo, que saiu lesionado. A equipe verde e amarela seguiu controlando o jogo e chegando com facilidade ao gol dos australianos. Aos 12min, o lateral esquerdo cruzou na cabeça de Ramires, que marcou o quarto da seleção.

Com o resultado já garantido, Felipão aproveitou para fazer mais mudanças. Dante entrou no lugar de David Luiz, Bernard saiu para a entrada de Lucas e Henanes ocupou a vaga de Paulinho. Logo depois, Pato entrou no lugar de Jô e, aos 26 minutos, em boa jogada de Neymar, ele ampliou a contagem. Aos 38 minutos, Luiz Gustavo fechou a goleada com um lindo chute de fora de área.
Fonte: Com informações do Uol
Publicado Por: Daniel Silva


Prefeitura realiza ‘minimaratona’ da independência em Coroatá

A Prefeitura Municipal de Coroatá realizou na manhã deste sábado (07/09), na Praça José Sarney, a “Minimaratona” da Independência, em comemoração ao dia 7 de setembro. O evento substituiu o tradicional desfile das escolas.

Os três vencedores de cada categoria disputada levaram medalhas e troféus. A prefeita Teresa Murad esteve presente no evento e fez entrega da premiação aos campeões.



 
otos: facebook: reprodução - Coroatá Conectado - Coroatá de Verdade
 

Coroatá: Aluno esfaqueia colega de classe no Colégio Maria José

05/09/2013 19:11
 
Dois adolescentes se envolveram em uma briga no Colégio Estadual Maria José Dias Trovão na tarde desta quinta feira (05/09), um deles acabou esfaqueado na barriga e teve que ser levado para o Hospital Macrorregional de Coroatá. A polícia foi acionada e conduziu o menor que esfaqueou o colega para o Conselho Tutelar.
 
O motivo da confusão, segundo os próprios amigos dos envolvidos, seria uma rixa entre os dois. O mais curioso é que os adolescentes estudam na mesma turma do ensino médio.
 
O Colégio já havia tomado conhecimento sobre o caso de intriga entre os dois jovens e só permitia o acesso de ambos após serem revistado. No entanto, um dos garotos conseguiu entrar pela parte dos fundos da escola portando uma faca, aproveitando uma construção no local.
 
De acordo com as informações do Hospital Macrorregional, o aluno atingido na barriga se recupera bem e não corre risco de morte.
 
Menor Infrator sendo encaminhado pela polícia

Equipe do SAMU foi acionada para atender funcionários que passaram mal
 
Fonte: Coroatá Oline

Prefeitura fará minimaratona no lugar do desfile de 7 de setembro

05/09/2013 19:09
A Prefeitura Municipal de Coroatá informou por meio de nota que realizará a 1º Minimaratona da Independência, evento que substituirá o tradicional desfile de 7 de setembro. A programação começa às 7h da manhã na Praça José Sarney.
 
Todos os alunos, professores e dirigentes de escolas estão convidados para participar da minimaratona de revezamento.
 
Ao todo serão 50 equipes de maratonistas com 10 participantes. Cada equipe receberá seu uniforme, que será fornecido pela Prefeitura.
 
As três primeiras equipes vencedoras de cada categoria ganharão troféus.
 
A Prefeitura Municipal de Coroatá informou ainda que para participar, os interessados precisarão estar inscritos na competição. As inscrições já estão sendo feitas no Ginásio Poliesportivo da cidade e vai até sexta feira (06/09).

Fonte: Coroatá Oline

Agora lascou: Flávio Dino que impedir a presença de Roseana nas inaugurações de obras e é contra o intinerante da governadora pelo MA

05/09/2013 08:37

O mimado Flávio Dino
O mimado Flávio Dino
Em campanha política eleitoral e buscando viabilizar seu projeto pessoal, o presidente da Embratur quer que a Justiça interrompa a realização e inauguração de obras pelo Governo do Estado em todo o Maranhão. É a política do quanto pior, melhor.
Eleito deputado federal através de convênios irregulares e eleitoreiros, Dino se apresenta aos maranhenses como o salvador da pátria e o exemplo da moral e dos bons costumes. Entrou, na verdade, na política pelas portas dos fundos.
Ele estimulou seus marionetes a ingressar na Justiça Eleitoral contra a presença da governadora Roseana Sarney nas inaugurações de obras e contra o governo itinerante.
A governadora e seu secretário de Infraestrutura, Luís Fernando, estão inaugurando e anunciando obras em todas as regiões do Maranhão. Uma obrigação do governo vista pelas lentes de Flávio Dino como ameaça ao seu projeto pessoal.
Bem ao estilo ditador, o comunista que agora virou cristão de olho na eleição de governador, tem orientado seus pupilos na Assembleia Legislativa a atrapalhar de qualquer jeito ações que possam buscar o resgate dos cidadãos maranhenses.
Então, ao leitor não causará nenhuma surpresa se Dino começar a ingressar na Justiça contra as publicações aqui no blog que questionem seu jeito infantil e mimado de fazer política.
Fonte: Blog do Luis Cardoso

Estatuto do Desarmamento completa 10 anos em meio a queda na arrecadação e ao aumento da violência

04/09/2013 21:12


A Campanha Nacional do Desarmamento completa em 2013 dez anos de sua criação. Apenas na última semana, o Ceará foi o estado que mais arrecadou, sendo 109 armas. Dados como este, no entanto, contrastam com a queda vertiginosa do número de arrecadações em todo o Brasil.
Até 13 de janeiro deste ano, 616.446 foram arrecadadas na Campanha Nacional do Desarmamento (Foto: Reuters)
Levantamento do Ministério da Justiça aponta que, de 2004 a 2012, aproximadamente 615 mil pessoas aderiram a campanha e se desfizeram de seus armamentos. No período correspondente até 2010, este numero já chegava a 550 mil, revelando perda de força do programa.
Se a média mensal de 30 mil armas entregues nos últimos dois anos for mantida, só terão sido arrecadadas, no próximo decênio, cerca de 300 mil, menos da metade do que já foi contabilizada até hoje.
Número de homicídios explicita problema
Para o sociólogo César Barreira, integrante do Laboratório de Estudo da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), estes números podem ser avaliados em dois prismas.
"Podemos apontar que os dados são positivos e a queda no índice de armas entregues é algo natural, uma vez que a tendência seria a diminuição até zero, mas está claro que não é isso que ocorre. A quantidade de homicídios por arma de fogo e de apreensões contrapõe este posicionamento, deixando evidente a quantidade de armamento em posse da população", avaliou.
Outro dado alarmante vem do "Mapa da Violência", estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. O levantamento vincula o quadro de homicídios a uma suposta facilidade de acesso às armas no País. Segundo aponta a pesquisa, muitos dos crimes registrados estariam relacionados diretamente ao grande número de armas em circulação.
Apesar da Campanha Nacional do Desarmamento, as restrições e a redução no comércio de armas de fogo legais no Brasil ao longo dos últimos anos não foram capazes de reduzir a criminalidade, uma vez que o número aumentou neste mesmo período. Em 30 anos, as mortes por armas de fogo no País aumentaram 346%.
O pesquisador César Barreira crê ainda que a Campanha foi conduzida de maneira errada e não sensibilizou a população. "O encaminhamento não deveria ser este. Colocaram a questão de andar ou não armado em pauta, quando, na realidade, o que deveria ser debatido era o fato da necessidade da sociedade em abrir mão de ter uma arma em casa. Fica claro que a discussão vista por esse ângulo demonstrou, acima de tudo, a fragilidade da segurança pública do Brasil", concluiu

Pr. Silas Malafaia detona partido de Flávio Dino

03/09/2013 17:41
Flávio Dino, o chefão do comunismo no Maranhão
Em um vídeo publicado no YouTube, o pastor  Silas Malafaia que é vice-presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB), o qual reúne aproximadamente 8,5 mil pastores de diferentes denominações evangélicas no Brasil, fez duras criticas ao partido do presidente da Embratur, Flávio dino.
Malafaia, que vira e mexe se envolve em problemas, dessa vez direcionou sua metralhadora pra cima do PC do B, partido do qual Flávio Dino pretende se eleger governador do Maranhão.
No vídeo, embora reconheça que a escolha do candidato na hora do voto é um direito de cada cidadão, ele demonstra ser contra “evangélico votando em gente do partido comunista”, sob a alegação de que o Comunismo, idealizado por Karl Marx, prega o “ateísmo” e quer que a “religião seja extirpada”.
“Eu fico admirado de ver alguém votar em uma pessoa que é do Partido Comunista [...]. China, Coréia, Cuba e, há pouco tempo atrás, a União Soviética. Meu amigo, esses caras não toleram religião”, afirma, ressaltando que os candidatos da legenda são “gente cuja ideologia é diametralmente oposta aos nossos princípios. Pelo amor de Deus, os caras pregam que Deus não existe. Onde eles dominam, não existe liberdade religiosa”, opinou.
 

Fonte: Blog do Luis Cardoso

Regimento Interno da Câmar de Coroatá

Maranhão foi declarado zona livre de febre aftosa

03/09/2013 16:21
Maranhão é declarado zona livre de febre aftosa com vacinação
O Maranhão foi reconhecido na tarde desta segunda-feira (02) como zona livre da febre aftosa com vacinação. A cerimônia de assinatura da instrução normativa federal aconteceu no ...Parque da Independência e contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, da governadora Roseana Sarney, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, entre outras autoridades.

Com o reconhecimento de zona livre de aftosa, o Maranhão se junta a um bloco de sete estados nordestinos e o Norte do Pará, que conquistaram a elevação da classificação sanitária em nível nacional. O próximo passo é o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação, emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, que assinou a instrução normativa federal, foi homenageado com a medalha Manoel Bequimão concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão. O ministro disse que vê o crescimento do Maranhão após este dia.

A governadora Roseana lembrou que a assinatura da instrução normativa federal eleva o estado e abre novos horizontes para a pecuária maranhense. Na sorologia, segundo ela, o Maranhão mais foi destaque sendo o primeiro estado a concluí-la.

Durante a cerimônia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cláudio Azevedo falou que tudo foi resultado de um árduo trabalho, de uma parceria do governo com os criadores, e que, sem sombra de dúvidas, em maio de 2014, em Paris, o MA será reconhecido internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal.

bandeira Maranhão

Lei Orgânica do Município de Coroatá

  

Salário mínimo previsto para 2014 será de R$ 722,90, diz ministra

29/08/2013 21:14

Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante coletiva de imprensa em Brasília (Foto: Reuters/Fabio Rodrigues-Pozzebom)
Miriam Belchior, durante coletiva de imprensa em
Brasília (Foto: Reuters/Fabio Rodrigues-Pozzebom)
 
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, anunciou nesta quinta-feira (29) que o Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) elaborado pelo governo prevê salário mínimo de R$ 722,90 a partir de 1º de janeiro de 2014. O valor representa um reajuste de 6,62% em relação aos atuais R$ 678.
 
Segundo a ministra, o impacto do aumento do salário mínimo nas contas públicas, com o pagamento de benefícios, será de R$ 29,2 bilhões em 2014.
“O novo valor do salário mínimo previsto na peça orçamentária é de R$ 722,90, já incorporando a regra de valorização do salário mínimo, que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil, o que tem nos levado a patamares de qualidade de vida muito superiores”, disse a ministra após entregar o projeto em mãos ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RO).
O valor do salário mínimo é calculado com base no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado mais a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O salário mínimo foi instituído em 1940, durante o governo de Getúlio Vargas.
Dieese
Mensalmente, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula o preço da cesta básica em 18 capitais e estima o valor do salário mínimo necessário.
Na última divulgação, referente ao mês de julho deste ano, o departamento estimou que o menor salário pago deveria ser de R$ 2.750,83 (ou seja, 4,06 vezes o mínimo em vigor atualmente, de R$ 678).
O cálculo é feito levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser capaz de suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.
Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

UEMA informa que já está disponível na Secretaria de Educação de Coroatá o manual do candidato

29/08/2013 17:31

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – DIVISÃO DE OPERAÇÃO DE CONCURSOS E VESTIBULARES.
A UEMA COMUNICA AOS INSCRITOS NO VESTIBULAR 2014, QUE O MANUAL DO CANDIDATO ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COROATÁ.
PARA RECEBER O MATERIAL DISPONÍVEL É NECESSÁRIO APRESENTAR O COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO.

Mais uma Farmácia é alvo de bandidos em Coroatá. Leia!

29/08/2013 16:54
|

Parece até que estamos repetindo a matéria, mas essa se trata de um novo crime, desta vez contra a Farmácia Reis, mais conhecida como farmácia do Chico do Bena, que fica localizada no centro de Coroatá.
 
O proprietário chegou cedo para abrir seu estabelecimento na manhã desta quinta feira (29/08) e logo deu conta de que o mesmo havia sido furtado durante a madrugada. O prejuízo não foi informado.
 
Os bandidos entraram na parte dos fundos, pelo telhado da farmácia. Quebraram o forro e levaram pertences do estabelecimento.
 
Ontem (28/08), a vítima foi a farmácia S.O.S, como noticiamos aqui. A farmácia foi assaltada pela segunda vez e de acordo com funcionários os assaltantes eram os mesmos. [Confira a matéria].


Categoria:
Fonte: Coroatá Oline

4 estabelecimentos comerciais são vítimas de bandidos em menos de 24 horas

29/08/2013 16:49
Parece uma epidemia incontrolável de crimes contra o comercio na cidade de Coroatá. Após divulgarmos o assalto na Farmácia S.O.S, do arrombamento da Farmácia Reis (do Chico do Bena), do medo dos empresários no Bairro do Marajá, que são vítimas constantes de bandidos, na tarde desta quinta feira (29/08), mais dois estabelecimentos comerciais foram alvos de assaltantes, uma farmácia, no Bairro Maçaranduba e a Casa Bezerra que fica localizada no centro da cidade. No total, 4 estabelecimentos comerciais foram alvos de bandidos em menos de 24 horas.
 
Em pelo menos dois deles, os suspeitos podem ser os mesmos, de acordo com testemunhas. Os criminosos são muito parecidos, segundo a descrição de vítimas.
 
A polícia foi até o local após ser acionada pelas vítimas e segue atrás dos criminosos que estão aterrorizando a população coroataense, principalmente os comerciantes

Fonte: Coroatá Oline

Ex-prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar tem contas reprovadas

29/08/2013 16:31
 
Ex-prefeito de Coroatá.
 
Ex-prefeito de Coroatá.

O ex-prefeito de Coroatá teve suas contas de 2008 reprovadas
Na sessão de ontem (28), foram desaprovadas também as contas de Aluizio Coelho Duarte (Lagoa do Mato/2009);Francisco de Assis Barbosa de Sousa (Santa Filomena do Maranhão/2009); José Geraldo Amorim Pereira (Peri Mirim/2008), com débito de R$ 555.886,00 e multas de R$ 150.363; Luiz Mendes Ferreira (Coroatá/2008) e Maria Edila de Queiroz Abreu (Joselândia/2009), com débito de R$ 1.468.025,00 e multas de R$242.337,00.
Tiveram suas contas aprovadas com ressalvas Osmar de Jesus da Costa Leal (Santa Quitéria do Maranhão/2006), com multa de R$ 2.000,00 e Ranieri Avelino Soares (Alto Parnaíba/2008), com débitos de R$ 279.077,00 e multas de R$ 122.366.
Entre as Câmaras Municipais,foram julgadas irregulares as contas de Carlos André dos Santos Costa (São Bernardo/2007), com débito de R$ 19.273,95 e multas de R$ 32.759.
Dario Erre Rodrigues (São Benedito do Rio Preto/2004) teve suas contas julgadas regulares com ressalvas
 
Fonte Blog do Neto Ferreira

Sete mortos em desabamento em São Paulo são do Maranhão

29/08/2013 16:14

Sete dos nove mortos no desabamento de uma obra em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, eram do Maranhão, um apenas do Estado do Tocantins, foi o que informou a Secretaria de Segurança Pública nesta quarta-feira (28).
O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (27) e deixou também 26 feridos. Apenas uma pessoa está sendo procurada pelo Corpo de Bombeiros: Antônio Welington Teixeira Silva.
Confira a lista dos mortos:
Claudemir Viana de Freitas, de 20 anos
Marcelo de Sousa Rodrigues, 22 anos, natural de Barra do Corda (MA)
Ocirlan Costa da Silva, 19 anos, Mirador (MA)
Antônio Carlos Carneiro Muniz, 36 anos, Grajaú (MA)
Raimundo Barboza de Souza, 38 anos, Imperatriz (MA)
Leidiano Teixeira Barbosa, 27 anos, Barra do Corda (MA)
Felipe Pereira dos Santos, 20 anos, Imperatriz (MA)
José Ribamar Soares do Nascimento, 20 anos, Caxias (MA)
Raimundo Oliveira da Silva, 29 anos, Itaguatins (TO)
Os corpos deveriam ter sido transportados nesta madrugada de São Paulo, mas um problema no avião impediu o translado. Os corpos serão transportados ainda nesta manhã de quinta-feira para o Maranhão.
Três irmãos e dois sobrinhos de uma família do Maranhão viram o sonho de fazer a vida na capital paulista virar tragédia. Por R$ 750 para cada 15 dias de trabalho, enfrentaram três dias de viagem de ônibus. Não tinham recebido o primeiro salário quando o imóvel onde trabalhavam, na Zona Leste de São Paulo, desabou.
Com sobrinho soterrado e irmãos na UTI, sobrevivente diz ter visto a morte
Com sobrinho soterrado e irmãos na UTI, sobrevivente diz ter visto a morte
 
“Eu vi a morte na minha frente”, conta Gilson Teixeira Silva, de 30 anos. Nesta quarta-feira (28), o sobrevivente passou o dia esperando notícia de dois irmãos que estão em estado grave na UTI e de um sobrinho, que estava desaparecido sob os escombros até o fim desta tarde. Segundo o advogado Leonardo Veloso, que defende a Salvatta Engenharia (empresa contratada para avaliar as condições da obra), os corpos serão levados até Imperatriz (MA). A empresa vai pagar o traslado dos corpos e passagem aérea para um ou dois parentes que quiserem ir ao enterro. “A maioria dos funcionários era radicada em Imperatriz.” A empresa é responsável por levar os corpos para outras cidades, caso seja necessário.Ainda segundo o defensor, todos os funcionários estavam devidamente registrados e tinham seguro de vida pago pela empresa. Ele acrescentou que “o que tiver que ser feito vai ser feito e da melhor maneira possível”.
Feridos
Os nomes de alguns dos 26 feridos também foram divulgados. Confira para quais hospitais as vítimas foram encaminhadas e o estado de saúde delas:
- Ralison Teixeira Silva, de 22 anos, no Hospital Santa Marcelina. Deu entrada em estado crítico, com múltiplas fraturas, passou por procedimento cirúrgico e respira sem ajuda de aparelhos. Teve o pé esquerdo amputado. Não havia previsão de alta.
- Francisco Diego Borges Vasconcelos, de 21 anos, no Hospital Santa Marcelina. Permanece internado em estado estável. O paciente sofreu múltiplas fraturas de crânio e face, sem indicação cirúrgica, e seguia em observação neurológica. Não havia previsão de alta.
- Antônio Nilson Teixeira, de 31 anos, no Hospital Santa Marcelina. Permanece internado. Foi submetido a tratamento cirúrgico para fratura exposta de tíbia e encontrava-se em tratamento de fratura de coluna. Não havia previsão de alta.
- Rubens Moreno Feitosa, de 24 anos, no Hospital Santa Marcelina, teve escoriações pelo corpo e sofreu traumatismo craniano. Ele foi salvo com ajuda de um aparelho de rádio. Feitosa deixou o hospital no começo da noite de terça.
- Sílvio Rogério Rodrigues, de 28 anos, Hospital Santa Marcelina, teve escoriações e permaneceu internado em observação. Ele foi liberado pelos médicos ainda na terça-feira.
- Rubens Antônio de Oliveira, de 44 anos, no Hospital Santa Marcelina, teve uma luxação no tornozelo e seguia internado. Não havia previsão de alta.
- Alcides Ferreira dos Santos, de 31 anos, Hospital Geral de São Mateus, passou por cirurgia no fim da manhã e seguia estável.
- Sonivaldo Oliveira da Silva, de 37 anos, Hospital Geral de São Mateus, internado no setor de ortopedia e seguia estável.
- Érico Henrique da Silva, de 23 anos, atendido com escoriações no Hospital Santa Marcelina e recebeu alta às 16h da terça.
- Antônio Teixeira da Silva, sofreu escoriações e foi liberado.
Não foram informados os nomes dos feridos levados para Hospital Geral de Sapopemba, Centro Hospitalar Municipal de Santo André e Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio e no Hospital Municipal de Cidade Tiradentes.
Segundo o capitão dos bombeiros Marcos Palumbo, a dificuldade agora é achar as vítimas com vida. O local onde podem estar esses dois desaparecidos seria menos propício à sobrevivência dos operários, segundo os bombeiros. “Temos grandes indícios de que as vitimas estejam do lado direito da edificação.”
Ele afirmou ainda que os indícios “não foram muito bons”. “Talvez a gente consiga acessar para confirmar esses indícios, mas não temos um prognóstico muito bom”, disse Marcos Palumbo.
Investigação A Polícia Civil pretende ouvir os responsáveis pela obra. Segundo o delegado Antônio Mestre Júnior, da 8ª Seccional, os depoimentos serão colhidos no 49º Distrito Policial, em São Mateus. O delegado não informou, entretanto, quando esses responsáveis serão convocados.
“Vamos ouvir mais pessoas entre elas responsáveis diretos pela obra”, disse Mestre Júnior. Operários e demais profissionais ligados à construção da loja também deverão ser ouvidos nos próximos dias. Até as 10h desta quarta, os bombeiros retiraram oito corpos e resgataram 26 pessoas vivas dos escombros – elas foram encaminhadas a hospitais da região.
Nesta segunda-feira, o eletricista Reginaldo Caetano contou à polícia que a empresa de engenharia onde ele trabalha alertou à rede Torra Torra e ao dono do prédio que a sondagem do solo apontou problemas na estrutura. Ele disse ainda que, desde sábado (24), a Salvatta Engenharia estava no local para dar um reforço na estrutura da obra.
A Salvatta havia sido contratada pela rede de lojas, que iria alugar o prédio, para avaliar as condições do local. Em nota, o Magazine Torra Torra confirmou que tinha um contrato de aluguel com o proprietário do terreno. Mas disse que só receberia o prédio depois que a Salvatta Engenharia avaliasse todas as condições da obra.
A obra que desabou era irregular e já havia levado uma multa de mais de R$ 100 mil, segundo a Prefeitura de São Paulo. Antes, o terreno abrigava um posto de gasolina. O ponto iria receber uma loja Torra Torra, famosa por comercializar roupas populares e produtos da linha de cama, mesa e banho. O advogado Edilson Carlos dos Santos disse nesta terça-feira que as mudanças feitas no imóvel não foram comunicadas ao dono, o empresário Mostafa Abdallah Mustafa.
 
Com informações do G1 Maranhão

SEM PAIXÃO PARA NÃO PERDER O APOIO, O RESPEITO E A ADMIRAÇÃO DAS PESSOAS...

29/08/2013 00:39

Da forma como os representantes da classe médica brasileira estão se posicionando em relação ao Programa Mais Médicos do Governo Federal só angariam antipatia da p...opulação. É preciso calma, aceitação do debate, argumentos sólidos e muito profissionalismo porque, justificar uma atitude contra um argumento forte como o que "apoio a vinda de médicos estrangeiros porque é melhor algum médico do que nenhum médico" não é fácil.

Falo isso para alertar os dirigentes das organizações médicas do equívoco que estão cometendo com as reações excessivamente agressivas em troca de outras formas de convencimento e pelo fato de ser uma pessoa grata aos profissionais médicos daqui e de fora que estão viabilizando na capital e no interior a implantação do programa de saúde pública mais ousado de todo o país.
Registro que nunca nos faltou profissionais médicos nos hospitais que se espalham por todo interior maranhense. Anestesistas, cirurgiões, neurocirurgiões, ortopedistas, pediatras, intensivistas, e uma gama de especialistas trabalham no interior em unidades tecnologicamente aparelhadas e em condições iguais aos hospitais dos grandes centros.

As dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais para disponibilizar médicos em cada posto de saúde do interior é mais do que um desafio, mas esse problema não dá para ser enfrentado nesse espaço e ocasião.
Foto: SEM PAIXÃO PARA NÃO PERDER O APOIO, O RESPEITO E A ADMIRAÇÃO DAS PESSOAS...

Da forma como os representantes da classe médica brasileira estão se posicionando em relação ao Programa Mais Médicos do Governo Federal só angariam antipatia da população. É preciso calma, aceitação do debate, argumentos sólidos e muito profissionalismo porque, justificar uma atitude contra um argumento forte como o que
 
 
Faceboock: Ricardo Murad

Apagão atinge quase 230 mil unidades consumidoras no Maranhão

28/08/2013 23:49


Cidades das regiões norte e leste do Estado ficaram sem energia elétrica. Problema foi ocasionado por um bloqueio na Usina de Boa Esperança.
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) confirmou que 229.648 unidades consumidoras no Estado ficaram sem energia elétrica entre as 15h08 e as 16h10 desta quarta-feira (28), devido ao apagão que atingiu parte da região Nordeste do país.
O problema aconteceu devido a um bloqueio na Usina de Boa Esperança, operada pela Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf). Com isso, houve perda de alimentação na Cemar, principalmente em cidades localizadas nas regiões leste e norte do Estado.
 
Informação: G1 Mirante

Sergipe e Paraíba registram problemas no abastecimento de água após apagão

28/08/2013 23:44

Os Estados de Sergipe e da Paraíba estão com problemas no abastecimento de água em vários municípios devido ao apagão ocorrido no Nordeste nesta quarta-feira (28).

Estados afetados pelo apagão

  • Arte UOL

A Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) e a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) informaram à população que a captação de água bruta foi afetada com paralisação das bombas ocasionadas pela falta de energia elétrica, além de diversas ETAs (Estações de Tratamento de Água) terem o funcionamento interrompido.
A Cagepa explicou que o sistema de distribuição de água, desde a sua captação e tratamento, depende da energia elétrica para funcionar e a interrupção devido ao fornecimento de eletricidade afetou diretamente o bombeamento da água. A Cagepa não detalhou o número de municípios paraibanos afetados.

Você Manda

Sua cidade foi afetada pelo apagão? Você foi prejudicado de alguma maneira e fez um registro? Envie fotos para vocemanda@uol.com.br
Segundo a Deso, os 75 municípios de Sergipe estão com deficiência no abastecimento ou falta de água devido as quase três horas de interrupção dos sistemas de abastecimento. A empresa informou que após 12 horas do restabelecimento da energia os sistemas de captação e tratamento de água vão voltar ao normal.

Nordeste vive caos no trânsito e serviços após apagão

As companhias informaram ainda que disponibilizaram carros-pipa para abastecer emergencialmente hospitais, presídios, creches e escolas que solicitarem o serviço.
As empresas de saneamento dos demais Estados nordestinos não divulgaram informações sobre problemas no abastecimento de água.
Fonte: uol

Plantas de prédio que desabou em São Mateus São Paulo, tinham um andar

28/08/2013 23:35

As plantas da obra do prédio que desabou matando Maranhenses na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, tinham apenas um andar, segundo a administração municipal informou nesta quarta-feira, 28. O edifício que ruiu, matando pelo menos oito pessoas na terça-feira, 27, tinha dois pavimentos.
O primeiro projeto, assinado pela arquiteta Rosana Ignácio Januário, era de um pavimento dividito em três lojas comerciais. Ele foi indeferido pela Prefeitura em 27 de maio.
Em 3 de junho, a mesma arquiteta apresentou um pedido de reconsideração, com um projeto totalmente diferente. No entanto, ele também só tinha um pavimento.
A estrutura ruiu às 8h30 com pelo menos 35 pessoas trabalhando lá dentro. Além dos mortos, pelo menos 26 pessoas ficaram feridas.
O local pertence a Mostafá Abdallah Mustafá, mas foi alugado pelo Magazine Torra Torra para a construção de uma loja. A empresa de engenharia Salvatta havia sido contratada para atuar no local. O proprietário e a rede de lojas trocam acusações sobre a responsabilidade. A engenheira não foi localizada até as 17h desta quarta-feira.