quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Vereador Wllisses Muniz (PMDB) indica Implantação de CAPS AD em Coroatá

Foto/Arquivo Vereador Wllisses defendendo sua Indicação

O vereador Wllisses Furtado Muniz (PMDB) é o autor da indicação para que a prefeita Maria Teresa Trovão Murad (PMDB) implante no município uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD). “Existem muitas pessoas e famílias que têm sofrido em função de problemas causados por drogas e quem não possui condições de pagar uma clínica acaba sofrendo muito mais e um centro deste poderá ajudar muitas pessoas”, opinou.

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde voltado para a comunidade, preparado para acolher e cuidar de pessoas com problemas mentais graves e seus familiares, estimulando a convivência familiar e social, apoiando e incentivando iniciativas de busca de autonomia através da oferta de atendimento especializado. 

O local destinado a esse serviço é conhecido como CAPS Geral, mas tem outros tipos de centros de referência e o CAPS AD é um deles. Ele é destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais e culturais, onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar. O tratamento é realizado através de atividades como atendimento individual, grupal e também aos familiares. No CAPS AD são desenvolvidas oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, tratamento clinico, orientações pedagógicas preventivas para a comunidade. Estas atividades são oferecidas regularmente, de acordo com a necessidade de cada pessoa e são realizadas por profissionais, como: assistente social, clínico geral, educador físico, enfermeiro, psicólogos, psiquiatras, terapeuta ocupacional, além da equipe técnica composta por auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, dentre outros. destacou o vereador Wllisses durante.

De acordo com o vereador no CAPS AD o paciente receberá tratamento psiquiátrico, psicológico, terapia ocupacional e atividades esportivas e de integração social.

O vereador Josean Veras (PSC) avalia. Durante a sessão da Câmara desta quinta-feira, 01/10, o vereador ponderou que “são inúmeras as famílias, com  mães e pais que sem recursos para pagar uma clínica particular sofrem com a situação dos seus filhos, na luta para dar um tratamento digno para seus entes queridos”, concluiu. 

A Indicação do vereador foi aprovado por unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário