 |
| À esquerda ver. Camilo, ao centro ver. Josean Veras à direita ver. Wllisses |
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica dos vereadores Riba Maia (PTC) e
Raimundo Diôgo (PT), alterando o número de vereadores foi aprovada, na
tarde desta quinta-feira, na sessão ordinária na Câmara Municipal de
Coroatá.
Depois de acordo feito em duas sessões as partes, isto é, os líderes das
bancadas oposicionista e situacionista decidiram a favor do aumento do
número de vereadores de 13 para 15.
Mudanças: Em primeiro de Janeiro de 2017, A Câmara Municipal de Coroatá
ganha mais duas cadeiras, ou melhor, mais dois vereadores. Entenda: O
número de vereadores em Coroatá eram 15 e em votação no plenário a
maioria decidiu diminuir duas cadeiras ficando assim 13 cadeiras, foi o
que aconteceu na legislatura de 2013/2016. Mas agora os legisladores
atuais em sessão resolveram trazer de volta as duas cadeiras que haviam
perdido, assim aumentará o número de vagas para a próxima
legislatura.
A nova mudança já valerá para os novos vereadores que tomarão posse em 2017.
Gastos: Como garantia de que o aumento no número de vereadores não
representará mais gasto no Orçamento do Município de Coroatá, os
parlamentares se comprometeram a votar para o ano que vem o mesmo
recurso orçamentário repassado a Câmaras Municipal de Coroatá em
2016.
Segundo o parlamentar Jocimar Pereira Gomes (PMDB) com mais dois
vereadores a população só tem a ganhar e terá na Câmara mais
representatividade, "Ao contrário de que se pensa o aumento do
número de vereadores não altera o repasse do Executivo ao Legislativo.
Entretanto, de forma positiva, aumenta a representatividade da sociedade
em vez de 13 agora serão 15 e a população ganha com isso. O aumento ele
se faz necessário para Coroatá, porque o aumento para que a população
possa entender ela não gera despesa, ela não gera um aumento o que diz
respeito ao Orçamento da Câmara. O Orçamento da Câmara para 2017 é o
mesmo não vai mexer, pois pode ser 10, 13, 15 ou 17, porque o Orçamento
da Câmara é definido de acordo com o Orçamento do Município, então não
representa mais despesas para a Câmara representa mais
representatividade para a população. 15 vereadores representam mais o
povo de que só 13 vereadores. E existem municípios com o teto
populacional menor que Coroatá que tem mais vereador que Coroatá, então
aumenta a representatividade e faz com que mais vereadores estejam perto
do povo, representando os interesses da população", explicou o vereador.
Por sua vez o vereador Riba Maia (PTC) explica que, "Com isso quem
ganha é o povo. Mais dois representantes, a cidade cresceu Coroatá
tinha 15 passou para 10 foi para 13 e agora volta para 15. Para o vereador o aumento ou o retorno de mais dois parlamentares não vai mexer nas despesas do município,
"Não, não por conta o Orçamento é o mesmo; o Orçamento não muda, o
repasse é o mesmo, então quem ganha com isso é o povo, pois vai ter dois
representantes a mais, duas regiões a mais representadas, os bairros
serão mais representados, os povoados e com isso só quem ganha é o povo
de Coroatá", destacou o vereador Riba Maia.